“Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos”

Paulo Freire



Por intermédio de propostas pedagógicas criativas e do interesse das crianças, desenvolvemos os seguintes projetos:

  • Projetos de Literatura

  • “Ainda acabo fazendo livros onde nossas crianças possam morar.”

    Monteiro Lobato



    Visam oportunizar, diariamente, momentos de ouvir, contar e recontar histórias, estimulando o interesse e o enriquecimento das crianças por meio dos livros de literatura infantil. São desenvolvidas várias atividades como visita à biblioteca ambulante, as “Marietinhas”, reconto oral de histórias, dramatizações, desenhos, modelagens, dentre outros.

    Projeto piquenique de literatura

    As histórias que despertam o interesse das crianças são trabalhadas, de forma lúdica, com o intuito de estimulá-las a contar essas histórias à sua maneira.



    Projeto “Dia Nacional do Livro Infantil”

    Em comemoração a essa data, durante uma semana, é desenvolvido um rico trabalho com uma variedade de atividades de apresentação histórias de literatura infantil.



    Hora do Conto

    Momento diário dedicado ao conto e reconto de histórias no qual os alunos recontam a história apresentada no dia.



  • Projeto de Linguagem (Estímulo à produção de textos)

  • “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”

    Paulo Freire



    Por intermédio de temas interessantes ou de histórias apresentadas, as crianças são orientadas pelas professoras, a criarem e produzirem pequenos textos escritos.

  • Projeto de Matemática

  • A matemática está presente, a todo momento, na vida das crianças e em diversas situações do cotidiano escolar. Em razão disso, são trabalhadas importantes noções e conceitos lógico-matemáticos, de forma interdisciplinar, por intermédio das atividades desenvolvidas nos projetos, ou ainda das atividades relativas ao conhecimento do mundo, das atividades artísticas e de psicomotricidade.

  • Projeto Encontro com a Arte

  • A expressão da criança através da arte encontra-se em todos os momentos da Educação Infantil. A cada ano, são desenvolvidas diferentes propostas a fim de que as crianças possam se expressar através da pintura, modelagem, recorte, música, dramatizações e teatro.

  • Projeto Expressar

  • Visa estimular o gosto e a valorização da criança pela literatura infantil e pelas manifestações artísticas e é oferecido de dois em dois anos. Esse projeto tem início em sala de aula, através de atividades lúdicas. Posteriormente, é feita uma exposição das produções artísticas dos alunos e é oferecido o momento da visita das famílias dos alunos à essa exposição a fim de que possam conhecer e apreciarem essas produções.

    A culminância desse projeto acontece, em grande estilo, com a FESTA DA MÚSICA, a qual conta com presença dos pais e familiares dos alunos.

  • Sacola Surpresa

  • Há um momento da aula especialmente dedicado à “sacola surpresa”. Trata-se de uma atividade de descoberta do conteúdo da sacola, que envolve ludicamente toda turma. Além de instigar a curiosidade das crianças, propicia o desenvolvimento de aspectos do conhecimento físico, cognitivo e social, bem como, o desenvolvimento da linguagem oral e da percepção visual, auditiva, olfativa e tátil.

  • Atividades Complementares

  • • Dia da Folha de São Paulo;
    • Visitas, durante o horário escolar, a locais que permitam a ampliação do conhecimento sobre temas desenvolvidos em projetos;
    • Experimentos e pesquisas;
    • Cinema.

  • Serviços de Apoio ao Aluno e ao Professor

  • Esse nível de ensino conta com os seguintes serviços de apoio ao aluno e ao professor:

    • Acompanhamento e assistência através do Setor de Psicologia do Colégio;
    • Triagem com fonoaudióloga de alunos com 4 anos a fim de se verificar quais apresentam dificuldades de fala e necessitam ser encaminhados para tratamento fonoaudiológico.

  • Relação Família-Escola

  • Consideramos que nesse nível de ensino é de fundamental importância uma interação direta e constante com as famílias de nossos alunos. Por esse motivo, procuramos oportunizar às famílias de nossos alunos momentos como: Encontro família-escola, plantão de atendimento aos pais (contato individual dos pais com as professoras); comemorações festivas internas e aquelas que envolvem toda a comunidade escolar: festa das mães, festa dos pais, festa junina, festa da música, exposições de produções dos alunos. Também são oferecidos atendimentos individuais aos pais, sempre que eles solicitem ou quando a Coordenação necessita desse atendimento a fim de tratar sobre algum assunto relativo ao filho.

  • Divertilândia

  • O Colégio Clita Batista, em comemoração ao Dia da Criança, promove anualmente em outubro a sensacional Divertilândia. Neste dia as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental Menor se divertem com teatro, brincadeiras, oficinas, jogos, artes, piquenique, surpresas, brinquedos infláveis, pintura de rosto e muito mais...

    “Toda criança tem o direito de se divertir”

    Estatudo da Criança e do Adolescente



  • Dia da Folha de São Paulo

  • Todos os alunos do Colégio Clita Batista, do Maternal ao Ensino Médio, recebem um exemplar do jornal para ser trabalhado durante todo o horário de aula.

    É um dia reservado para nosso aluno trabalhar com este meio de comunicação diverso e rico, ampliando seu conhecimento seu conhecimento de mundo, numa experiência única, mediada pelo diferencial da qualidade de nossos professores.

    Os jornais são como “janelas de papel” – são essas janelas que trazem o mundo diariamente até nós, leitores.

    Roxana Murdochowics