As abordagens pedagógicas têm a intenção de promover aprendizagens significativas, por meio de sensibilização, da interpretação e da análise crítica, proporcionando a transposição dos conteúdos apreendidos, ao cotidiano e, consequentemente, gerando transformações.
O Desenvolvimento Acadêmico Pessoal e Social é foco no processo educativo e se configura em componente curricular, permitindo que o Professor acompanhe o desempenho dos estudantes, mediando suas relações e aprendizagens.
O Ensino Fundamental Maior corresponde às séries do 6º ao 9º ano. Em cada uma das séries são desenvolvidos projetos que têm como objetivo complementar e enriquecer o currículo e a prática escolar. Entre eles, citamos:
Os laboratórios de experimentos de Física, Química e Biologia do Colégio Clita Batista apresentam um ambiente funcional e, atualmente, muito bem equipados, contendo microscópios binoculares, vidrarias suficientes para grupos de trabalho, reagentes, exemplares fixados, balanças e kits de ótica e mecênica.
O espaço físico dos laboratórios dispõem de carteiras e mesas móveis, que podem ser combinadas de várias formas, adequadas ao trabalho individual ou em grupo.
Temos, assim, uma proposta diferente, que estimula as interações professor-aluno e aluno-aluno.
O CEM – Centro de Estudos e Monitoria visa ao atendimento extra-turno do aluno Clita Batista, proporcionando-lhe reforço em conteúdos de aprendizagem.
O atendimento é individualizado, podendo se dar ao longo de todo o período letivo, de acordo com as necessidades, ou também em períodos específicos do trabalho escolar.
O projeto acontece a cada dois anos, buscando inovar e interagir os alunos com temas sociais. Ele acontece em todas as séries (6º ao 9º); distribuídos em pequenos grupos, com assuntos diversificados e envolvendo a participação interdisciplinar do corpo docente.
A educação do cidadão deve-se levar em conta a dimensão comunitária das pessoas, seu projeto pessoal e também sua capacidade de universalização, que deve ser exercida dialogicamente, pois, dessa maneira, poderão ajudar na construção de um mundo melhor e possível, demonstrando saber que são responsáveis pela realidade social. De forma específica, temos como objetivo, lidar com a dimensão comunitária e o diálogo com a realidade cotidiana e as normas sociomorais.
A proposta do Colégio Clita Batista tem como princípio a formação de um cidadão crítico, participativo e criativo. Incentiva ainda a independência da criança no âmbito escolar e na vida social. Nosso aluno reconhece o Colégio como espaço de aprendizado e de percepção de normas que regulam as relações interpessoais, preparando-se para respeitar as diferenças e solucionar as situações do dia a dia.