O Colégio Clita Batista adota a metodologia pedagógica sócio-interacionista para o trabalho com os alunos do Ensino Fundamental Menor.

A proposta pedagógica do Ensino Fundamental Menor do Colégio privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades, habilidades e competências do aluno e sua inserção no ambiente social, utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum, os temas transversais, trabalhados em sua contextualização e desenvolvimento de projetos, visando ao complemento, enriquecimento do currículo e a prática escolar.

O Ensino Fundamental Menor corresponde às séries do 1º ao 5º ano.

O currículo básico abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Educação Física. Para complementar os conteúdos ministrados em sala de aula e aprimorar os conhecimentos adquiridos, oferecemos outras disciplinas, como: Inglês, Artes, Redação e Informática. Contamos também com infraestrutura completa de Laboratório de Ciências e Biblioteca.

Em cada uma das séries são desenvolvidos projetos que têm como objetivo complementar e enriquecer o currículo e a prática escolar. Entre eles, citamos:

Projetos de Literatura: Vira-Folha Vira-Mundo, Hora do Conto e Trabalho com a Coleção Estrelinha (Sônia Junqueira)

Esse projeto é desenvolvido nas turmas do Ensino Fundamental Menor e busca potencializar o gosto pela leitura e a criatividade na produção de textos, utilizando diferentes recursos.

A escola é talvez um dos poucos lugares em que o aluno tem espaço para a leitura. Portanto, o uso da biblioteca escolar deve ser frequente e bastante incentivado.

“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.”

Projeto em que os alunos do Ensino Fundamental Menor trabalham a leitura de forma lúdica, interativa e desenvolvem a linguagem oral e a expressão corporal.

“Os contos e histórias infantis são transformadores.”

Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental trabalham com a Coleção Estrelinha, da autora Sônia Junqueira, buscando o aprimoramento do processo de alfabetização.

A leitura engradece a alma. Voltaire

Projetos de Redação: A linha de projetos Amo Muito Tudo Isso, além de serem extremamente ricos e interessantes, são disponibilizados aos alunos do 3º ao 5º ano, em diferentes versões

Uma proposta lúdica e inteligente, que traz momentos de brincadeiras, jogos, desafios, literatura e arte para os alunos do 3º ano, fazendo com que eles aprendam brincando.

“O simples que pode ser simplesmente fantástico.”

Atividades interessantes e diversificadas que propõem o estudo e a prática de ações conscientes de sustentabilidade nas turmas do 4º ano.

Alunos do 5º ano desenvolvem um trabalho de linguagem e escrita inovador, significativo e diversificado.

“O que caracteriza a vida do homem, sua inteligência, sua verdade são seus feitos, pensamentos, ideias e palavras.”

Projetos de Ortografia: Cruzada pela Ortografia, Caderneta Alfabética

O Projeto “Cruzada pela Ortografia” propõe uma retomada mais sistematizada da ortografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental Menor, objetivando levar o sujeito-aprendiz a um maior domínio ortográfico.

“Projetos são palavras. Com elas escrevo e traduzo o recôndito da alma.”

A descoberta das pequenas coisas e a vivência das grandes descobertas preparam o aluno para alfabetização, da cabeça ao coração.

Projetos Diversos

A Matemática acompanha o homem vida afora devendo, portanto, ser conhecida, vivenciada e praticada em suas diferentes situações.

Os alunos do 4º ano realizam uma visita técnica a um supermercado da cidade com o objetivo de conhecerem a importância da Matemática na vida prática, aprimorando o conhecimento lógico- matemático e a competência nas ações de cálculo e raciocínio.

A arte é um conjunto de ideias resultantes da habilidade, imaginação e invenção do ser humano. Por acreditar nisso e na máxima de que qualquer criança é capaz de “fazer arte”, o Clita Batista criou o Projeto “Encontros com a Arte”, que prevê aulas teóricas, com experimentações, criações dos alunos e também uma fase expositiva, em que ocorrem encontros de expressão artística, geralmente com a presença da comunidade escolar.

Além disso, uma das etapas do trabalho prevê encontros com diversas formas de arte, como:

  • Encontro com a pintura;
  • Encontro com a música;
  • Encontro com artesãos;
  • Encontro com o teatro.

Em cada encontro estudam-se os grandes mestres, culminado com apresentações ou exposições.

  • Galeria de arte: vida e obra de grandes pintores com exposição de reproduções, releituras e vida do artista;
  • Festa da Música: acontece a cada dois anos. São apresentações de dança e música por parte dos alunos, sempre com a escolha prévia de um tema;
  • Palco de Literatura – Teatro: os alunos do Ensino Fundamental Menor estudam e representam poemas, histórias, peças de teatro e etc.

O Colégio Clita Batista, em comemoração ao Dia da Criança, promove anualmente em outubro a sensacional Divertilândia. Neste dia as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental Menor se divertem com teatro, brincadeiras, oficinas, jogos, artes, piquenique, surpresas, brinquedos infláveis, pintura de rosto e muito mais...

“Toda criança tem o direito de se divertir”

Estatudo da Criança e do Adolescente

O laboratório de informática atende às turmas do Ensino Fundamental Menor, buscando os conteúdos trabalhados em sala de aula, interdisciplinando-os e enriquecendo-os. Ao mesmo tempo em que descobre, a criança aprende.

O esporte na escola é utilizado como uma ferramenta capaz de estimular a inclusão social por meio do aumento da autoestima e autonomia, além de possibilitar a formação de sujeitos transformadores da própria realidade e da formação de seu caráter esportivo e social.

“O esporte tem a força de mudar o mundo”.

Todos os alunos do Colégio Clita Batista, do Maternal ao Ensino Médio, recebem um exemplar para ser trabalhado durante todo o horário de aula. É um dia reservado para nosso aluno trabalhar com este meio de comunicação diverso e rico, ampliando seu conhecimento de mundo, numa experiência única, mediada pelo diferencial da qualidade de nossos professores. Os jornais são como “janelas de papel” – são essas janelas que trazem o mundo diariamente até nós, leitores. Roxana Murdochowics

Os laboratórios de experimentos de Física, Química e Biologia do Colégio Clita Batista apresentam um ambiente funcional e, atualmente, muito bem equipados, contendo microscópios binoculares, vidrarias suficientes para grupos de trabalho, reagentes, exemplares fixados, balanças e kits de ótica e mecênica.

O espaço físico dos laboratórios dispõem de carteiras e mesas móveis, que podem ser combinadas de várias formas, adequadas ao trabalho individual ou em grupo.

Temos, assim, uma proposta diferente, que estimula as interações professor-aluno e aluno-aluno.

O CEM – Centro de Estudos e Monitoria visa ao atendimento extra-turno do aluno Clita Batista, proporcionando-lhe reforço em conteúdos de aprendizagem.

O atendimento é individualizado, podendo se dar ao longo de todo o período letivo, de acordo com as necessidades, ou também em períodos específicos do trabalho escolar.

Algumas: Dia da Folha de São Paulo, Visitas Técnicas, Trabalhos de Campo, visitas a museus, grutas, zoológicos, entre outros.

Esse conjunto de atividades e projetos visa ao desenvolvimento cognitivo e social da criança, sedimentando e aprofundando os conhecimentos adquiridos em cada uma das séries.

A proposta do Colégio Clita Batista tem como princípio a formação de um cidadão crítico, participativo e criativo. Incentiva ainda a independência da criança no âmbito escolar e na vida social. Nosso aluno reconhece o Colégio como espaço de aprendizado e de percepção de normas que regulam as relações interpessoais, preparando-se para respeitar as diferenças e solucionar as situações do dia a dia.